Primeiro hotel português com serviço 6 estrelas abre no Algarve em 2009

Vilamoura, Faro 08 Fev (Lusa) - O ministro da Economia visitou esta manhã as obras do primeiro hotel português com serviço de seis estrelas e o promotor adiantou que se prevê inaugurar o empreendimento na Quinta do Lago, Algarve, no final de 2009.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Baptizado de "Palácio da Quinta Resort & Spa", o primeiro hotel com conceito de seis estrelas é um Projecto de Interesse Nacional (PIN) corresponde a um investimento de 88,63 milhões de euros e tem uma área total de construção de 61 mil metros quadrados.

O hotel apartamento de luxo, localizado num dos destinos turísticos "Top Ten" a nível mundial, vai oferecer sauna, spa e jacuzzi na varanda dentro dos apartamentos e moradias exclusivas.

Com um total de 620 camas, o empreendimento vai ter 160 quartos e 80 apartamentos (tipologias T1 e T2).

Segundo o promotor, a empresa portuguesa IMOCOM, este empreendimento será responsável por 0,22 por cento do valor acrescentado bruto regional e por 0,21 por cento do emprego regional, ou seja, oferecerá 404 postos de trabalho directo e indirecto.

O ministro da Economia e da Inovação visitou também, em Vilamoura, o empreendimento "Tivoli Victoria", um cinco estrelas que deverá estar terminado no fim deste ano ou princípio de 2009, e que está vocacionado para o golfe e as conferências e congressos.

Este projecto do Grupo Espírito Santo, que não é um PIN, vai criar, segundo os promotores "225 novos empregos directos" e vai ser um complemento "essencial" ao Tivoli Marinotel Vilamoura para consolidar a sua posição como "melhor produto resort de congressos do Algarve".

Com uma área total de 36 mil metros quadrados, este projecto vai ter 280 quartos, com um suite presidencial, 12 suites executivas e 14 suites juniores.

A área de reuniões e congressos tem 900 metros quadrados com um "ballroom" de 600 metros quadrados.

Uma garagem para os buggies com um túnel de acesso ao Victoria Golf Cours e uma zona específica para os golfistas guardarem o equipamento também é uma das mais valias deste novo projecto.

O ministro Manuel Pinho vai ainda conhecer mais três novos empreendimentos.

A visita do ministro Manuel Pinho ao Algarve insere-se na iniciativa "Economia Presente", lançada no último trimestre de 2007, e cujo objectivo é acompanhar os projectos e contactar com as autoridades locais.

Ao todo, Manuel Pinho vai visitar hoje cinco novos hotéis que estão a ser construídos no Algarve, empreendimentos que representam um investimento global de 928 milhões de euros, com capacidade para gerar 1.889 postos de trabalho.

A visita de Manuel Pinho termina sábado, o segundo dia dedicado ao "Economia Presente", onde vai assistir à apresentação do projecto do Autódromo Internacional do Algarve, num evento que contará também com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias.


PUB