Economia
SIBS. Metade da rede multibanco registou novas falhas técnicas
A SIBS, empresa que gere a rede multibanco, confirmou este sábado que voltaram a registar-se "constrangimentos técnicos" nos terminais de pagamento automático, com impacto em cerca de 50 por cento da rede. A empresa garante que que a situação já foi ultrapassada, mas continua a haver falhas nos pagamentos.
Em comunicado, a SIBS confirmou que houve falhas técnicas a afetarem as operações realizadas este sábado, a partir das 11h20, em 50 por cento dos terminais de pagamento automático (TPA).
A empresa tinha adiantado anteriormente que situação já tinha ficado resolvida.
Ainda assim, outros serviços SIBS, incluindo as caixas Multibanco, mantiveram "o seu normal funcionamento", garante a empresa em comunicado.
"As equipas técnicas da SIBS intervieram de imediato, o que permitiu a recuperação dos serviços a partir das 12h40", adianta ainda.
Uma equipa de reportagem da RTP no terreno dava conta, no entanto, na existência de falhas ao nível de pagamentos junto a um posto de combustível, em Lisboa, pouco depois das 13h00.
De acordo com a empresa, a "causa técnica que causou esta instabilidade" já foi circunscrita pela SIBS. "Neste momento, todos os serviços encontram-se operacionais, permanecendo as equipas da SIBS a monitorizar de perto o seu funcionamento", acrescenta.
No comunicado anteriormente divulgado, a SIBS confirmava "a existência de constrangimentos técnicos nos TPA (compras) impactando aproximadamente 50% da Rede”.
Na sexta-feira durante a tarde, uma avaria deixou a rede de pagamentos multibanco inoperacional. A empresa negou a tese de ataque informático.