Sonae anuncia aquisição da Carrefour Portugal
A Sonae Distribuição anunciou hoje, através da Comissão de Mercados de Valores Mobiliários, a aquisição de 99,8648 por cento do capital social da sociedade Carrefour (Portugal) - Sociedade de Exploração de Centros Comerciais, por um valor de 662 milhões de euros.
Num comunicado divulgado no site da entidade que gere o mercado de capitais em Portugal, a CMVM, a Sonae Distribuição - SGPS, SA "informa que celebrou com o grupo Carrefour um acordo de aquisição das acções representativas de 99,8648% do capital social da sociedade Carrefour (Portugal) - Sociedade de Exploração de Centros Comerciais, SA, envolvendo uma valorização de 662 milhões de Euros em termos de ´enterprise value´".
De acordo com a Sonae, a transação insere-se "na estratégia de crescimento delineada e [...] envolve a aquisição de 12 hipermercados, 8 postos de combustível adjacentes ao parque de lojas e um conjunto de projectos para abertura de novas unidades comerciais".
A mesma nota indica que a decisão da Sonae se baseou "na atractividade dos activos em causa".
A transação encontra-se, no entanto, sujeita à aprovação pela Autoridade da Concorrência.
O banco envolvido na transação é o BPI, que também em comunicado enviado à CMVM e divulgado hoje, diz que no âmbito do negócio assume a obrigação de "adquirir as referidas acções na eventualidade de a Autoridade da Concorrência se opor à concretização da operação".
Segundo o último ranking apresentado pela Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), o Carrefour ocupa o sexto lugar no mercado português, com uma facturação de 505 milhões de euros, o que representa uma ligeira subida de um por cento, em relação ao exercício anterior, e apesar de ter aumentado em 22 por cento a área de venda, para 83 mil metros quadrados.