Sonae Indústria formaliza parceria com chilena Arauco para Europa e África do Sul

Maia, Porto, 30 nov (Lusa) -- A Sonae Indústria anunciou hoje uma parceria estratégica com a congénere chilena Arauco para atuar nos mercados da Europa e África do Sul, prevendo que a formalização da `joint venture` esteja concluída no primeiro semestre de 2016.

Lusa /

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo da Maia adianta que a nova empresa, designada Sonae Arauco, será detida em partes iguais pela Sonae Indústria e pela Arauco e abrangerá as atividades relacionadas com painéis de aglomerado das atuais unidades industriais na Europa e África do Sul, nomeadamente todas as unidades de produção de painéis de aglomerado, químicos e impregnação de papel.

A entrada da Arauco far-se-á através de um aumento de capital de 137,5 milhões de euros, subscrito pela Arauco e que reforçará a estrutura de capitais da nova companhia, enquanto a Sonae Indústria entrará com os ativos.

Segundo esclarece, esta parceria estratégica exclui as atividades da Sonae Indústria na América do Norte e o segmento de laminados e componentes.

A concretização da operação está ainda sujeita a aprovação das autoridades da concorrência competentes, à execução de "determinadas transações internas" com vista a atingir o perímetro corporativo definido e à operacionalização de "certas alterações à estrutura da dívida" do grupo Sonae Indústria.

Segundo a Sonae Indústria, esta parceria surge na sequência da reorganização que tem vido a desenvolver ao longo dos últimos anos, assumindo-se como um "passo estratégico decisivo" que contribuirá ainda para uma "redução substancial" do endividamento líquido do grupo.

Dedicada à produção e gestão de recursos florestais renováveis, a Arauco detém unidades de produção na América latina, nos EUA e no Canadá, contando no final de 2014 com mais de 13.000 colaboradores a nível mundial e com um volume de negócios consolidado de 5.329 milhões de dólares (5.029 milhões de euros).

Tópicos
PUB