TAP e Lufthansa iniciam voos partilhados a 1 de Fevereiro
A TAP Air Portugal e a alemã Lufthansa vão iniciar a 1 de Fevereiro voos partilhados (code share) entre Portugal e a Alemanha, anunciou hoje o vice-presidente da companhia aérea portuguesa.
As duas empresas vão partilhar voos nas rotas entre Lisboa, Porto e Frankfurt e Lisboa e Munique, num total de 160 ligações por semana, afirmou Luiz Gama Mór.
No acordo, incluem-se também os voos operados pela TAP entre Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Dakar e as ligações da Lufthansa de Frankfurt e Munique para outras cidades alemãs e europeias, como Helsínquia, Riga, Praga, Atenas, Budapeste e Zagreb.
Ainda sujeito a aprovação governamental está o acesso da TAP aos voos operados pela Lufthansa para Hong Kong, Singapura e Banguecoque.
Os passageiros inscritos nos programas Miles & More (Lufthansa) e Navigator (TAP) poderão somar milhas em qualquer voo das duas companhias, mas só poderão trocar por prémios a partir de 14 de Março.
A partir de 1 de Fevereiro, a TAP transfere também as suas operações na Alemanha para o balcão da STAR Alliance/Lufthansa nos aeroportos de Frankfurt e Munique.
O acordo de partilha de voos resulta da entrada da TAP na Star Alliance, aliança internacional que reúne 16 empresas associadas, e é liderada pela companhia alemã.
Com este code-share, a TAP espera aumentar a sua quota de mercado este ano, sobretudo nas rotas onde a companhia aérea não operava, ou que tinha perdido com a saída da a ex-aliança internacional Qualifier, explicou o vice-presidente.
Em 2004, a TAP teve uma quota de mercado de 47,3 por cento, contra os 45,9 por cento do ano anterior, em termos de vendas de bilhetes da companhia aérea por agências de viagens.
As receitas da emissão de bilhetes de avião pelas agências de viagens, que representam cerca de 85 por cento do total das vendas das companhias aéreas, subiu 5,2 por cento no ano passado, com as vendas de bilhetes da TAP a crescer 8,6 por cento.
Ainda sobre os acordos de partilha de voos que a TAP irá assinar com as restantes companhias da Star Alliance, Luiz Gama Mór adiantou que o acordo com a espanhola Spanair deverá estar concluído em Março.
O administrador anunciou ainda que Gil Trigo será, a partir de 1 de Fevereiro, o administrador-delegado da nova companhia de transporte aéreo +charter+ White, que veio substituir a anterior Yes.
A White é detida em 75 por cento pela TAP e em 25 por cento pelo Grupo Abreu.