Taxa de desemprego recua para 6,1% no segundo trimestre

por Cristina Santos - RTP
João Marques - RTP

A taxa de desemprego caiu, entre abril e junho, para os 6,1 por cento, interrompendo a subida de dois trimestres consecutivos. O teletrabalho continua a aumentar. Números divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

O número de pessoas em situação de desemprego foi estimado em 332,0 mil, o que representa um recuo de 10,2 por cento (em termos absolutos, menos 37,6 mil) face ao primeiro trimestre. No entanto, comparando com o segundo trimestre de 2023, houve um crescimento de 0,8 por cento, o que corresponde a 2,7 mil pessoas desempregadas.

A população empregada aumentou face ao primeiro trimestre para as 5.099 mil pessoas, novo recorde desde o início da série do INE iniciada em 2011.
A população em teletrabalho continuou a crescer, entre abril e junho alcançou os 20,2 por cento, mais 0,2 pontos percentuais face ao trimestre anterior.

A taxa de subutilização do trabalho é calculada em 10,6 por cento, o que espelha reduções de 1,1 pontos percentuais face ao trimestre anterior e de 0,8 pontos relativamente ao mesmo trimestre de 2023.
Tópicos
PUB