Trabalhadores de bingo do Porto preveem protesto aquando da visita do 1.º ministro a Serralves

Porto, 30 jan (Lusa) -- O Sindicato dos Trabalhadores da Industria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte (STIHTRSN) tem intenção de se manifestar hoje, frente à Fundação Serralves (Porto), quando o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, visitar a instituição.

Lusa /

Em declarações à Lusa, o presidente do STIHTRSN, Francisco Figueiredo, informou que está marcada uma concentração de trabalhadores do Bingo da Trindade (antigo Salgueiros) para as 15:00, junto àquele bingo, para denunciar o despedimento de funcionários reintegrados "por força do contrato concessão celebrado com o Estado".

Depois da concentração, o Sindicato dos Trabalhadores de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte prevê um protesto junto à Fundação Serralves, que o primeiro-ministro visitará por essa altura.

Segundo o dirigente sindical, os trabalhadores deverão aproveitar a visita de Pedro Passos Coelho ao Porto para responsabilizarem o Governo pela situação que os trabalhadores do Bingo da Trindade estão a viver.

"A nova concessionária do Bingo da Trindade, depois de tentar despedir verbalmente um trabalhador, mandou-lhe uma carta de despedimento alegando o período experimental, que não existe, porque os trabalhadores foram reintegrados com todos os direitos e regalias", explica o STIHTRSN, num comunicado enviado hoje à comunicação social.

O sindicato revela ainda que foi instalado "um clima de intimidação e medo" que proíbe os trabalhadores de "falarem uns com os outros".

"Não há liberdade sindical, não há liberdade de expressão, pois os trabalhadores estão proibidos de falar", refere o documento.

Depois de encerrar as portas a 20 de outubro, o Bingo do Salgueiros reabriu com nova gerência -- o consórcio Pauta das Flores/Salgueiros 08 -- mas com a licença que havia sido atribuída à sala de Bingo do Brasília.

Quanto à concessão do Bingo do Salgueiros, foi atribuída à Casa da Sorte, mas esta desinteressou-se por não poder instalar a licença no atual local de funcionamento do bingo, não tendo por isso chegado a assinar o respetivo contrato.

Entretanto, o consórcio já reintegrou no Salgueiros 40 dos 93 trabalhadores despedidos, existindo "promessas" para juntar "15 ou 20 trabalhadores" com "contratos a termo" e "com o salário mínimo nacional", explicou o sindicalista Francisco Figueiredo numa manifestação a 02 de janeiro.

O primeiro-ministro visitou hoje de manhã, pelas 11:00, a Associação das Empresas de Vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia e, está prevista, uma visita à Fundação de Serralves pelas 15:00.

Tópicos
PUB