Via Verde chega sexta-feira aos parques estacionamento do Aeroporto do Porto
Os dois parques de estacionamento do aeroporto do Porto dispõem, a partir de sexta-feira, do sistema de pagamento automático Via Verde/Access, que permite aos condutores entrar e sair do parque sem passar pelas caixas de pagamento.
A inauguração do sistema, na sexta-feira nos dois parques do aeroporto, foi hoje anunciada em comunicado conjunto da ANA - Aeroportos de Portugal e da Brisa - Auto-Estradas de Portugal, que desenvolveu o programa.
Em data ainda a definir, o mesmo sistema será aplicado nos parques de estacionamento da ANA no Aeroporto da Portela, em Lisboa, acrescenta o comunicado.
A Via Verde é um sistema desenvolvido pela Brisa, a partir de tecnologia rádio da empresa norueguesa Q-Free, que permite pagar despesas associadas ao uso do automóvel sem necessidade de paragem nas caixas.
Através de uma ligação rádio entre o identificador colocado no pára-brisas da viatura e o equipamento instalado no terreno, são geradas as transacções correspondentes às taxas devidas, posteriormente debitadas na conta bancária do utente.
O sistema começou por ser aplicado no pagamento de portagens, sendo mais tarde associado ao pagamento de combustíveis na rede Galp e ao estacionamento em 12 parques-auto de Aveiro, Cascais, Lisboa e Porto.
Estreado como "cobrador automático" nas portagens em 1991, o sistema passou a cobrir toda a rede portuguesa de auto-estradas quatro anos depois.
Portugal tornou-se assim o primeiro país do mundo com uma rede electrónica integrada de portagens "non-stop", o que valeu à Brisa a distinção com o prémio de inovação International Bridge, Tunnel & Turnpike Association.