Vodafone lança telemóveis com acesso em tempo real ao e-mail da empresa
A Vodafone Portugal vai lançar segunda- feira um telemóvel Blackberry que permite o acesso em tempo real à caixa de correio electrónico (e-mail) da empresa, anunciou hoje a operadora de telecomunicações do grupo britânico.
Os terminais Blackberry, que nasceram no Canadá e já são usados por um milhão e meio de profissionais em todo o mundo, permitem ler, responder, encaminhar, criar e apagar e-mails, aceder a todos os contactos da caixa do correio e utilizar as funcionalidades do calendário.
"A grande vantagem destes equipamentos é estarem sincronizados em tempo real com o computador na empresa, ou seja, ao contrário de outras soluções, não é preciso fazer uma ligação ao PC cada vez que quer ver um e-mail e esperar para recebê-lo no telemóvel", afirmou António Coimbra, vice-presidente da empresa, em conferência de imprensa.
Para funcionar, a empresa tem de instalar o software e comprar os telemóveis Blackberry.
Para uma empresa com cinco utilizadores, o custo de instalação (software + terminais) é de 3.200 euros, enquanto para uma empresa de 20 utilizadores o preço é 9.200 euros, exemplificou António Coimbra.
A mensalidade é de 35 euros para ligações em território português e 70 euros para comunicações em Portugal e no estrangeiro e permite utilizar até 10 megabits por mês.
A Vodafone afirma que, de acordo com dados de outros países, os maiores utilizadores não gastam mais de quatro megabits por mês.
A empresa vai lançar também uma solução para profissionais independentes ou particulares que não precisa da instalação de software Blackberry.
A Vodafone Portugal espera vender "uns milhares" destes telemóveis, embora não "umas dezenas de milhar", no período de um ano.
António Coimbra reconhece que este "não é um produto de massas" e "é preciso entender que a penetração do uso de e-mail em Portugal, principalmente nas pequenas e médias empresas é baixa".
A operadora vai investir 2,2 milhões de euros na campanha de publicidade na imprensa, rádio e televisão, que vai passar entre 1 e 22 de Novembro.
A Vodafone já lançou também este produto no Reino Unido.