Soromenho Marques contra Europa onde uns mandam e outros obedecem

por Nuno Rodrigues

Foto: Lusa

O professor universitário Viriato Soromenho Marques acredita que a Grécia pode servir como um ponto de viragem na Europa.

Viriato Soromenho-Marques, professor catedrático na Universidade de Lisboa, afirma numa entrevista dada a jornalista Maria Flor Pedroso, da Antena 1, que o que está a acontecer na Europa é o resultado de políticas de austeridade impostas por países mais fortes. Adverte ainda que pode haver uma colisão política dentro de alguns anos, quando os franceses forem chamados às urnas.

Soromenho-Marques refere que os postos de trabalho que se perderam nos últimos anos foram fator de destabilização na Europa. O professor diz que não se pode ter a atitude de apontar o dedo aos países mais fracos.
 
Afirma que não se pode ficar à espera que os partidos do chamado arco da governação ofereçam soluções que não têm tido capacidade para as apresentar e entende que há gente de Direita como Adriano Moreira e Bagão Felix têm um contributo a dar.

Viriato Soromenho-Marques diz sentir uma angustia pessoal porque os meses passam e não encontra alternativa substancial.  "Parece que o PS se esgotou na guerra civil pela liderança", refere Soromenho Marque, no entanto pensa que o PS fará parte de uma solução no futuro.

Viriato Soromenho-Marques, professor catedrático da Universidade de Lisboa, participou na 1ª Convenção da Plataforma Cidadã Tempo de Avançar (que junta Livre, Manifesto, Refundação Comunista e MIC - movimento Intervenção e Cidadania, que apoiou Alegre à Presidência, e "gente solta").
pub