Conselho de Segurança da ONU vai votar texto que apela a "cessação de hostilidades urgente e sustentável"

por RTP

O Conselho de Segurança das Nações Unidas prepara-se para votar, esta segunda-feira, um novo projeto de resolução a apelar a um cessar-fogo na Faixa de Gaza, dias depois de os Estaods Unidos terem bloqueado um outro texto em proll de um "cessar-fogo humanitário".

O novo projeto de resolução é submetido por países árabes, mas a formulação partiu dos Emirados Árabes Unidos. Neste texto, apela-se a "uma cessação de hostilidades urgente e sustentável para permitir o acesso humanitário seguro e sem obstáculos à Faixa de Gaza". Reafirma ainda o apoio a uma solução de dois Estados, Israel e Palestina, sublinhando "a importância de unificar a Faixa de Gaza e a Cisjordânia sob a a Autoridade Palestiniana".

Já debaixo de críticas das delegações israelita e norte-americana, este projeto de resolução não refere explicitamente o Hamas, ainda qie apela à "libertação imediata e incondicional de todos os reféns" e condene "todos os ataque indiscriminados contra civis".

Fontes diplomáticas, citadas pelas agências internacionais, indicaram nas últimas horas que o texto foi objeto de discussões ao longo do fim de semana, numa tentativa de evitar novo impasse.
pub