De Santis alerta para consequências face a pilhagens nas áreas afetadas

RTP /

Ron De Santis revelou que têm sido reportados casos de pilhagens em Steinhatchee, uma localidade do Taylor County, um dos mais atingidos pelo furacão Idália. E avisou que poderá haver consequências.

"Não iremos tolerar quaisquer pilhagens na sequência de um desastre natural", garantiu durante uma conferência de imprensa, frisando que todos os funcionários estaduais foram instruídos para protegerem a propriedade pessoal de civis.

"Quero ainda lembrar eventuais saqueadores que as pessoas... nunca se sabe o que se vai encontrar. As pessoas têm o direito a defender os seus bens", afirmou De Santis.

O governador da Florida lembrou que muitos habitantes das áreas afetadas são apoiantes do direito ao porte de arma e que, em desastres anteriores noutras áreas da Florida, surgiram sinais nas propriedades com a frase "se saquear, eu disparo".

"Nunca se sabe o que há por trás da porta", avisou De Santis, referindo que o uso de força em caso de pilhagem poderá ser tolerado pelas autoridades ou que os seus autores enfrentarão apenas consequências mínimas. 

"Se alguém invade a casa de alguém e tenta pilhar, os seus donos vão ser capaz de se defender e à sua família", referiu De Santis. "Por isso, eu não o faria".
PUB