Putin discute conflito com o Hamas pela primeira vez com Netanyahu

RTP /

O presidente russo Vladimir Putin falou, esta segunda-feira, pela primeira vez com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre o conflito com o Hamas e informou o israelita das suas conversas com vários líderes regionais e da Autoridade Palestiniana.

"O lado israelita foi informado dos principais pontos dos contactos telefónicos que tiveram lugar hoje com os líderes da Palestina, do Egito, do Irão e da Síria", adiantou o Kremlin em comunicado.

Putin transmitiu as "mais profundas condolências" às famílias dos israelitas mortos e sublinhou "a sua firme rejeição e condenação de qualquer ação cujas vítimas sejam a população civil, incluindo mulheres e crianças", referiu a mesma fonte.

No diálogo com Benjamin Netanyahu, o chefe de Estado russo informou sobre as medidas tomadas pela Rússia para contribuir "para a normalização da situação e para prevenir uma nova escalada de violência e prevenir uma catástrofe humanitária na Faixa de Gaza".

Além disso, confirmou a vontade de Moscovo de continuar a trabalhar "no interesse de pôr fim ao confronto israelo-palestiniano e de alcançar uma solução pacífica através de meios políticos e diplomáticos".
PUB