Especiais
UE. Presidentes da Comissão e do Parlamento em Israel esta sexta-feira
Ursula von der Leyen e Roberta Metsola são esperadas em Israel esta sexta-feira, anunciou um comunicado conjunto da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu.
A visita irá exprimir a solidariedade da União Europeia com Israel, depois da ofensiva sangrenta do Hamas.
"As duas dirigentes irão exprimir a sua solidariedade com as vítimas dos ataques terroristas do Hamas e reunir-se com dirigentes israelitas", refere o comunicado conjunto, precisando que "o programa da visita será anunciado mais tarde".
Nos próximos dias são esperados em Israel diversos líderes e altos responsáveis diplomáticos.
É o caso da ministra francesa dos Negócios Estrangeiros, Catherine Colonna, cuja visita está agendada para domingo. A França tem a maior comunidade judaica da Europa e a maior comunidade muçulmana da Europa ocidental e tem de gerantir que as tensões entre ambas as comunidades não venha a afetar a sua própria segurança.
O secretário da Defesa dos Estado Unidos da América irá visitar igualmente Israel esta sexta-feira 13, depois da Administração Biden ter garantido esta semana todo o apoio militar de que Israel possa vir a necessitar, sem restrições nem condições.
Ao mesmo tempo, Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, que hoje visitou Israel e que discursou ao lado do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, irá até à Jordânia, para se reunir com o rei Abdallah II e o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, seguindo ainda para o Qatar, para debater o futuro do Hamas.
No âmbito das movimentações das lideranças regionais, destaque para a visita do MNE da Turquia ao Egito, dias 13 e 14, e do seu homólogo iraniano, que esta quinta-feira se deslocou ao Iraque e é aguardado na Síria e na Jordânia.
Turkey's foreign minister to visit Egypt Oct 13-14 to discuss regional issues