Grande Reportagem Antena1: Marco

por Rita Colaço - Antena 1

Marco tem 21 anos, é surdo profundo e entrou há três meses para o ensino superior. Ele foi sempre feliz e autónomo, mas em Outubro do ano passado viveu “a pior semana” da sua vida. Através da história de Marco, vamos entender melhor quem vive num mundo de silêncio, ou perto disso.

Em Portugal estima-se que possam existir entre 100 a 150 mil pessoas surdas ou com deficiência auditiva. São milhares de pessoas que não têm acesso ao meio rádio.

A Antena 1 quer quebrar essa “barreira do som”. A equipa da Informação da rádio pública acredita que a missão de serviço público deve procurar ser o mais inclusiva e abrangente possível. Por isso, todas as grandes reportagens produzidas a partir deste ano, vão passar a estar disponíveis online em Língua Gestual Portuguesa e com legendagem, na plataforma RTP Play e nas redes sociais da Antena 1.

No arranque deste projeto, e na primeira Grande Reportagem Antena 1 deste ano, vamos escutar os desafios e as dificuldades que um jovem surdo tem enfrentado, desde que entrou para o ensino superior, há cerca de três meses.

Grande Reportagem Antena1 de Rita Colaço com sonoplastia de Paulo Cavaco, em Lingua Gestual Portuguesa e com legendas para ver aqui.
pub