EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Documentário sobre Cunha Leal estreia em novembro na aldeia adotiva do estadista

Documentário sobre Cunha Leal estreia em novembro na aldeia adotiva do estadista

Coimbra, 21 ago (Lusa) -- Um documentário sobre Cunha Leal, antigo chefe de governo e dirigente político da primeira República, vai estrear em novembro, no Alcaide, concelho do Fundão, na casa onde viveu o estadista, revelou o realizador, Alexandre Leonardo.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Resultado da investigação desenvolvida pelo historiador Pedro Salvado, o documentário "Um rebelde com causas" será exibido, pela primeira vez, durante a terceira edição do Festival dos Míscaros, em novembro, na aldeia que Cunha Leal adotou como sua e na casa onde viveu e onde, depois, "frequentemente se refugiava".

As comemorações do centenário da República teriam sido um bom pretexto para "reescrever a história" do único chefe de governo de Portugal que nunca foi condecorado pela Presidência da República, mas, mais uma vez, o "apoiante do golpe de Estado do 28 de maio de 1926 e, mais tarde, forte opositor ao regime de Salazar, foi esquecido", lamenta Pedro Salvado.

PUB