EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Acordo na cimeira de Cancun cria Fundo Verde para os países menos desenvolvidos

Acordo na cimeira de Cancun cria Fundo Verde para os países menos desenvolvidos

Cancun, 11 dez (Lusa) -- A conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas conseguiu hoje um acordo, entre os 193 países participantes, para a criação de um Fundo Verde para ajudar os países menos desenvolvidos nos esforços de preservação do ambiente.

© 2010 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Embora tendo sido mais uma cimeira sem compromissos para maiores reduções nas emissões de dióxido de carbono, o maior problema na luta contra as alterações climáticas, esta foi a primeira vez em três anos em que a cimeira das 193 nações adotou alguns acordos globais, depois dos fracassos de Copenhaga.

O Fundo Verde Climático (GCF) é criado dentro da convenção quadro que contará com um conselho com 24 países membros e um fideicomissário (responsável que estipula a obrigação de transmitir a outro e as condições em que isso é feito), que num primeiro momento será o Banco Mundial.

PUB