Alerta de tsunami após sismo de magnitude de 7,4 no Alasca

Alerta de tsunami após sismo de magnitude de 7,4 no Alasca

Um sismo de magnitude de 7,4 sentido no Alasca levou hoje as autoridades a emitirem um alerta de tsunami em várias regiões no estado norte-americano, indicou o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS).

Lusa /

O tremor de terra ocorreu a uma profundidade de 21 quilómetros na Península do Alasca, 90 quilómetros a sudoeste da cidade de Sand Point, às 07:48, hora de Lisboa.

Segundo o Centro Nacional de Alerta de Tsunami em Palmer, no Alasca, o alerta foi declarado para o sul do Alasca e para a Península do Alasca.

"Para a costa do Pacífico dos Estados Unidos e do Canadá, o nível de perigo de tsunami está atualmente a ser avaliado", acrescentou.

O Alasca faz parte do anel de fogo sismicamente ativo do Pacífico.

Em março de 1964, o Alasca foi atingido por um terramoto de magnitude 9,2, o mais forte alguma vez registado na América do Norte.

O terramoto devastou então a cidade de Anchorage e desencadeou um tsunami que atingiu o Golfo do Alasca, a costa oeste dos Estados Unidos e o Havai. O terramoto e o tsunami causaram a morte de mais de 250 pessoas.

Tópicos
PUB