Ameaça de bomba em edifício de Madrid

por RTP
Imagem do edifício que foi evacuado Twitter Europa Press TV

Uma ameaça de bomba num dos maiores edifícios espanhóis, em Madrid, levou a polícia a retirar as pessoas que estavam no local. Trata-se da Torrespacio, que tem 235 metros de altura e 57 andares.

Cerca de uma hora depois do alerta, a polícia revelou que se tratou de um falso alarme. A polícia revistou duas vezes o edifício, sem encontrar sinal de perigo e está agora ainvestigar a origem da chamada.

Pelas 14h00 locais, a polícia deu por finalizada a ocorrência, restabeleceu a circulação no local e autorizou os funcionários a regressar aos seus postos de trabalho.


No edifício estão algumas representações diplomáticas, como a do Reino Unido, do Canadá e da Austrália: Terá sido nesta, no 24º piso, que terá sido dado o alerta de ameaça de bomba, cerca das 12h15 locais (mais uma hora do que Portugal).

A Embaixada da Austrália anunciou que se irá manter encerrada durante o resto do dia até nova ordem, pedindo desculpa por quaisquer inconvenientes causados.
Operação sem incidentes

No Twitter, a polícia confirmou a evacuação do edifício por motivos de segurança. As autoridades pediram ainda às pessoas para evitar as imediações do mesmo. A área em torno foi isolada e a circulação automóvel junto da torre foi interrompida durante alguns minutos.


De acordo com a Reuters, que cita fonte da polícia, a evacuação aconteceu após uma chamada com uma ameaça de bomba no edificio. Na altura, devido às férias de Páscoa, estariam na torre entre 600 a 800 das duas mil pessoas que ali trabalham habitualmente.


A evacuação ficou completa 25 minutos depois do alerta, tendo-se dado sem entraves. Não foram reportados quaisquer feridos. A polícia ativou então o plano de emergência habitual nestes casos.

Muitas pessoas pensavam tratar-se de um simulacro e só se aperceberam do que se passava quando viram entrar no edifício equipas antiterroristas, especialistas em armadilhas e explosivos, assim como cães, para despistar eventuais ameaças.

Para o local foram também mobilizadas equipas de bombeiros da Câmara de Madrid e ambulâncias do Samur - Proteção Civil, de prevenção.

A Torrespacio é o quarto edifício mais alto de Espanha e o 24.º mais alto da Europa. Integra um complexo empresarial edificado no Paseo de la Castellana, conhecido por Cuatro Torres Business Area Madrid, que engloba mais três torres e que foi inaugurado em 2008, precisamente com a Torrespacio.

Além das embaixadas da Austrália, do Canadá e do Reino Unido, a Torrespacio alberga a sede em Madrid da Associação da Banca Espanhola (AEB), e empresas como a Red Bull e a Equifax.

Mais de 90 por cento da torre, propriedade do grupo Filipino Emperador, está ocupada. A somar aos 57 andares, existem outros seis de estacionamento com 1.270 lugares para automóveis.

(em atualização)
pub