Armas químicas, tipos e efeitos

por RTP |
ATAQUES QUÍMICOS

 

O uso de armas químicas é proibido pelo Direito Internacional e pode constituir um crime de guerra. Investigadores internacionais concluíram que os gases sarin, mostarda e o cloro têm sido usados no conflito da Síria, que perdura há seis anos.

Dados atualizados a 17 de abril de 2018

 

Situação na Síria

Em 2013 a Síria aderiu ao acordo EUA-Rússia da Convenção Internacional sobre as Armas Químicas (OPAQ). As Nações Unidas e a Organização para a Proibição de Armas Químicas documentaram 34 ocasiões em que foram usadas armas químicas naquele país, desde 2013. Os investigadores de crimes de guerra das Nações Unidas atribuíram 28 às forças governamentais. Os outros seis não foram atribuídos.

Ataques confirmados

Foram confirmados 34 ataques pela Comissão de Inquérito das Nações Unidas, a 10 de abril.

Áreas controladas - 2 de abril 2018

ataques com gases na siria

autores dos ataques

Mortes por químicos e gases tóxicos

Por data:

mortes por quimicos

Características das armas usadas nos ataques

caracteristicas

Armas químicas: contexto histórico

As armas químicas surgiram durante a I Guerra Mundial. Os gases cloro, fosgénio e mostarda foram disparados durante a guerra das trincheiras. No decorrer do século XX. Os tipos de químicos e a forma como são dispersados evoluíram.

Em 1997 entrou em vigor o tratado da Convenção Internacional sobre as Armas Químicas, que proíbe o desenvolvimento, a produção, o armazenamento e o uso deste armamento. O tratado também iniciou o processo de completa destruição das armas em reserva.

A OPAQ, que supervisiona a adesão à convenção, tem 192 membros. Apenas Egito, Israel, Coreia do Norte e Sudão do Sul não aderiram.

Número total de reservas de armas químicas

Em toneladas métricas

mortes por quimicos

Tipos de agentes químicos

Os agentes químicos dizem respeito às componentes tóxicas das armas químicas, cuja classificação se baseia na ação e efeitos do agente. Existem cinco categorias:

Agentes neurotóxicos

neurotóxicos

Agentes sufocantes

sufocantes

Agentes vesicantes

vesicantes

Agentes hematóxicos

hematóxicos

Agentes incapacitantes

incapacitantes

Fontes: REUTERS GRAPHICS; OPCW; Ministério dos Negócios Estrangeiros