Assinala-se hoje o 10.º aniversário do 11/9/2001

Há 10 anos atrás, quatro aviões foram desviados por terroristas da Al-Qaeda. Dois foram lançados sobre as Torres Gémeas, no coração de Nova Iorque. Um outro aparelho embateu contra o Pentágono em Washington, o quarto avião caiu na Pensilvânia. Hoje, 10 anos depois, os Estados Unidos recordam as 2966 pessoas que morreram nos atentados.

RTP /
No lugar onde estavam as Torres Gémeas foi construído um memorial às vítimas dos atentados EPA/POOl

Os Estados Unidos da América estão hoje em alerta máximo contra o terrorismo. Ontem, o aeroporto de Dulles, em Washington, foi evacuado devido a um objeto suspeito descoberto num contentor de carga. No entanto, quatro horas depois as autoridades confirmaram que não se tratava de nenhum engenho explosivo.

Desde a passada sexta-feira que decorrem ameaças sobre uma eventual ameaça terrorista para o dia de hoje. Um atentado que estaria a ser organizado para Nova Iorque ou Washington.

Apesar do país estar em alerta máximo, o mundo recorda hoje as quase três mil pessoas que perderam a vida nos atentados de há 10 anos atrás.

Hoje, o presidente Barack Obama e o seu antecessor, George W. Bush, vão estar juntos no Ground Zero, em Nova Iorque numa homenagem às 2.996 pessoas que perderam a vida nos atentados terroristas, muitas das quais nunca foram encontradas.
PUB