Ban Ki-moon expressa "profunda preocupação" face às tensões com a Turquia

por Lusa

Washington, 24 jun (Lusa) -- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, expressou no sábado a sua "profunda preocupação" relativamente ao impacto do caso do avião de combate turco abatido pela Síria, numa conversa ao telefone com o ministro dos Negócios Estrangeiros turco.

Ban Ki-moon manifestou "a sua profunda preocupação sobre o [caso do] avião de combate turco abatido pela Síria e, particularmente, sobre as potenciais implicações sérias deste incidente na região", durante uma conversa telefónica com o chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoglu, indicou o porta-voz das Nações Unidas, Martin Nesirky.

"Ele elogiou a Turquia pela contenção demonstrada na sua reação inicial e apreciou a realização de uma operação de busca conjunta. O secretário-geral instou ambos a continuarem a abordar a situação diplomaticamente", acrescentou.

Ban Ki-moon ofereceu ainda o apoio da ONU para as "circunstâncias difíceis".

A Turquia reconheceu que o avião, um aparelho de ataque ao solo F-4, poderá ter violado o espaço aéreo sírio antes de ter sido abatido sexta-feira, num comentário visto como uma tentativa de aliviar as tensões entre os antigos aliados.

A Turquia tornou-se no maior crítico da repressão perpetrada pelo regime do presidente sírio, Bashar al-Assad.

Tópicos
pub