Bernie Sanders angaria quatro milhões de dólares após anunciar campanha para 2020

por RTP
Yuri Gripas, Reuters

Bernie Sanders angariou quatro milhões de dólares de 150 mil doadores dos 50 Estados dos EUA, nas 12 horas seguintes a ter anunciado a sua candidatura às presidenciais de 2020, na terça-feira.

Em média, foram feitas doações de 27 dólares. Segundo o diário britânico The Guardian, Sanders foi o maior angariador de fundos no primeiro dia de campanha. A senadora Kamala Harris angariou menos de metade desse montante nas primeiras 24 horas da sua campanha e o senador do Minnesota, Amy Kloubuchar, angariou um milhão de dólares nas 48 horas seguintes a ter anunciado a sua candidatura às presidenciais.

Sanders, senador independente de Vermont, cuja campanha presidencial de 2016 mobilizou o movimento progressista e trouxe mudanças substanciais ao Partido Democrata, divulgou um email na terça-feira de manhã onde anunciava a sua candidatura para as presidenciais 2020.

O vídeo de candidatura foi visto mais de 6 milhões de vezes e recebeu 330 mil “promessas de apoio”, sendo que o seu objetivo era receber um milhão de promessas para poder iniciar uma campanha de base histórica sem precedentes.

Sanders, um auto-intitulado socialista democrático, apresentou a sua candidatura para concluir a missão que começou há quatro anos quando concorreu contra Hillary Clinton.

“Juntos, eu, vocês e a nossa campanha de 2016 começámos uma revolução política”, escreveu Sanders no email em que anunciou a candidatura aos seus apoiantes, terça-feira de manhã. “Agora, está na altura de continuar a revolução e implementar a visão pela qual lutamos.”

Bernie Sanders, de 77 anos, acredita que pode vencer Donald Trump, afirmando que este é “o presidente mais perigoso na história moderna da América”. Numa entrevista à rede de televisão CBS, na terça-feira de manhã, quando lhe perguntaram o que iria ser diferente na campanha de 2020, Sanders respondeu: “Nós vamos ganhar”.

As medidas progressivas que Sanders popularizou em 2016 – o Medicare For All, o salário mínimo federal de 15 dólares por hora, o ensino superior gratuito, formas de combater as alterações climáticas e o aumento do valor dos impostos para os mais ricos – foram, agora, adotadas por vários candidatos.

Com as primeiras contratações para os cargos principais, Sanders tem o objetivo de ilustrar o compromisso da sua campanha com a diversidade demográfica e geográfica do país.

Faiz Shakir, o diretor político da organização não-governamental União Americana pelas Liberdades Civis, será o agente da campanha do democrata. O ex-assessor de Harry Reid, de 39 anos, será o primeiro muçulmano a administrar uma campanha presidencial. A progressista Analilia Mejia foi também contratada para ser a diretora política da campanha, e a ativista Sarah Badawi para vice-diretora política.
pub