Bernie Sanders desiste da corrida à Casa Branca

por Alexandre Brito - RTP
Bernie Sanders era um dos candidatos com mais apoio do democratas. Ao desistir, deixa o caminho aberto para Joe Biden Reuters

O senador Bernie Sanders vai suspender a campanha para a nomeação presidencial pelos democratas. Com esta decisão, Joe Biden, que foi vice-presidente de Barack Obama, fica com caminho livre para ser o próximo adversário de Trump.

O anúncio desta decisão foi feito pelo próprio, adianta a CNN, numa chamada para a sua equipa de campanha.

O senador do Vermont termina assim a segunda tentativa de se tornar no próximo presidente dos EUA, depois de em 2016 ter também falhado a oportunidade ao perder a nomeação democrata para Hillary Clinton.

Com esta decisão, que vai ser oficialmente transmitida aos seus apoiantes esta tarde, Bernie Sanders abre espaço para a nomeação de Joe Biden como candidato pelo partido Democrático nas próximas presidenciais. 

Apesar de ter tido um arranque promissor nesta nomeação presidencial, Sanders não resistiu às fortes derrotas que sofreu na Carolina do Sul no final de fevereiro e noutros Estados cruciais como o Michigan e Florida.

A situação atual, provocada pelo novo coronavírus, que se espalha a passo acelerado pelos Estados Unidos da América, também terá pesado na decisão. Por causa do vírus, os momentos de campanha na rua, junto do eleitorado, foram cancelados.

Para além disso, escreve a jornalista do The New York Times Sydney Ember, Bernie Sanders tem recebido nos últimos dias vários telefonemas de companheiros democratas a apelar à sua retirada de forma a que o partido se consiga unir num único candidato nesta altura tão complicada. 

O objetivo é ter já uma frente forte de ataque à reação do presidente norte-americano Donald Trump à Covid-19. Os EUA têm nesta altura 400 mil casos de pessoas infetadas e já morreram quase 13 mil.
Tópicos
pub