Boris Johnson, o político controverso que se tornou um dos mais populares

por RTP

O candidato do Partido Conservador, o primeiro-ministro Boris Johnson, é uma personalidade controversa. Sucedeu a Theresa May na missão de concretizar o Brexit e, aos 55 anos, não admite perder.

Herdou do pai o cabelo e a atitude despreocupada. Já a mãe, pintora, incentivou-o na carreira académica e nas artes.

Historiador com livros publicados, Boris Johnson foi jornalista, deputado e presidente da Câmara de Londres durante oito anos.

Controverso e provocador, nunca mediu as palavras, sobretudo contra a União Europeia, tornando-se um dos políticos britânicos mais populares.

Quando foi escolhido para líder dos conservadores, substituindo Theresa May no cargo, ocupou também o lugar de primeiro-ministro.

Depois de não ter conseguido cumprir com a promessa de concretizar o Brexit até 31 de outubro, Johnson tomou a decisão polémica de suspender o Parlamento por cinco semanas. A atitude acabou por ser classificada como antidemocrática pelo Supremo Tribunal, que a anulou.

Os trabalhos foram então retomados mas o impasse manteve-se, pelo que o primeiro-ministro se viu obrigado a pedir mais tempo a Bruxelas e 31 de Janeiro passou a ser a nova data de saída.

A marcação de eleições antecipadas acabou por ser a solução encontrada para legitimar uma posição: sair ou não da União Europeia.
pub