Cabo Delgado. Número de deslocados ultrapassará um milhão

por Antena 1

Foto: Reuters

Em Cabo Delgado, Moçambique, as Nações Unidas estimam que 80 por cento dos mais de 700 mil deslocados pela guerra do Norte estejam em casa de amigos ou familiares.

A diocese de Pemba, a capital da província, já admite mais de um milhão de pessoas fugidas deste conflito, 950 mil estão em fome severa. Os últimos dados oficiais são de 700 mil.

As ruas da cidade estão repletas de pedintes, de pessoas que fugiram do conflito gerado pelo grupo autodenominado al-Shabaab, que tem dizimado vilas e aldeias e já provocou quase três mil mortes.

Pemba quase que duplicou de população nos últimos meses. Muitas destas pessoas encontram a refeição seguinte junto de empresários.

Pemba quase que duplicou de população nos últimos meses, por causa da guerra. 950 mil pessoas estão em situação de fome severa e dependem da ajuda de empresários locais ou de organizações não governamentais.

O número dois da diocese de Pemba, ouvido pelo enviado especial da Antena 1, Nuno Amaral, acredita que esse número de 1 milhão já foi ultrapassado.
pub