Caça russo faz voo rasante a navio de guerra norte-americano (vídeo)

A marinha norte-americana divulgou um vídeo que mostra um caça russo, Su-24, a fazer um voo a poucos metros do navio USS Ross que estava no Mar Negro. O vídeo foi divulgado, de acordo com os militares norte-americanos, para mostrar que se tratou de um encontro de rotina. Meios de comunicação social russos noticiaram nos últimos dias que os aviões foram ativados depois de o navio de guerra dos EUA se ter aproximado de águas territoriais do país.

Alexandre Brito - RTP /
Momento em que o caça russo passa pelo navio norte-americano DR

O USS Ross estava a 25 milhas da costa da Crimeia quando aconteceu o encontro entre o navio e o caça russo. De acordo com fonte oficial norte-americana, o aparelho estava desarmado e a situação foi considerada normal.

Meios de comunicação russos anunciaram nos últimos dias o incidente, alegando que os aparelhos foram forçados a descolar para afastar o USS Ross das águas territoriais russas.

As imagens agora reveladas, uma situação que é rara neste tipo de acontecimentos, serviu, dizem os norte-americanos, para provar que o encontro foi considerado normal e que o navio prosseguiu a sua missão sem qualquer alteração de rota.

As imagens mostram que o SU-24 esteve a cerca de 500 metros do navio.



O incidente aconteceu na mesma altura em que o Secretário norte-americano da Defesa alertou para o perigo de uma ofensiva de separatistas pro-russos na Ucrânia.

“Estamos a olhar para as atividades russas, para as atividades dos separatistas. É um risco sério e um perigo sério”, disse em entrevista à BBC.

PUB