Canadá. Imigrantes fazem crescer população em mais de um milhão de pessoas

por Inês Geraldo - RTP
De acordo com o estudo, 96 por cento do crescimento da população deveu-se à imigração Reuters

A população do Canadá cresceu, em 2022, em mais de um milhão de pessoas, reportou o gabinete de estatísticas do país norte-americano. Esta expansão demográfica deve-se à imigração que o Governo promoveu para reforçar postos de trabalho com pouca procura. É a maior desde 1957.

Este é um processo que tem ajudado a lutar contra o envelhecimento da população do Canadá. Apesar de fatores positivos, o gabinete de estatísticas do país lembrou que o crescimento da população traz alguns problemas em certas regiões do país, relacionados com alojamento, infraestruturas e transportes.

De acordo com o estudo, 96 por cento do crescimento da população deveu-se à imigração. Isto deve-se sobretudo aos esforços de Justin Trudeau, que assumiu a meta de aceitar, até 2025, pelo menos meio milhão de migrantes por ano.Refugiados do Afeganistão e Ucrânia têm sido aceites pelo Canadá, sendo que já este ano o país está aceitar refugiados da Turquia e Síria, vítimas dos violentos sismos de fevereiro.

Na quarta-feira, o Governo canadiano aceitou uma extensão, até julho, do programa que oferece asilo temporário a ucranianos e respetivas famílias. Até agora foram aprovados mais de 600 mil pedidos para entrar no Canadá.

“Os canadianos adoram pensar que o mundo os acha mais abertos, liberais e acolhedores mas tudo isto são ideias sem sentido”, disse o Professor Randall Hansen, da Universidade de Toronto, em declarações citadas pela BBC.

Hansen acredita que esta atitude canadiana se deve a uma tentativa de distanciamento do vizinho do sul, os Estados Unidos.Este tipo de crescimento no Canadá só tem paralelo em 1957, após a II Guerra Mundial e a revolução na Hungria.

O Canadá acolheu, no ano passado, pelo menos 437 mil migrantes, ao passo que o número de residentes não-permanentes cresceu para os 607 mil, tornando o ano de 2022 num ano de recordes na imigração.

De acordo com o gabinete de Estatísticas do Canadá, caso o crescimento da população no país se mantenha, o número de pessoas a viver no Canadá pode ser o dobro nos próximos 26 anos.
Tópicos
pub