Política
Catarina Martins impedida de entrar em Marrocos
Catarina Martins e mais dois eurodeputados foram impedidos de entrar em Marrocos.
A missão era verificar se está a ser cumprida a sentença do Tribunal de Justiça da União Europeia que anulou vários acordos de agricultura e pesca entre Europa e Marrocos, por violarem a autonomia do Saara Ocidental.
Catarina Martins fala numa ilegalidade grave que só revela que a sentença do Tribunal Europeu não está a ser cumprida.
Os eurodeputados foram considerados personaes non grataes e tiveram de regressar à ilha espanhola das Canárias, de onde tinham partido.
Os ministérios dos Negócios Estrangeiros de Portugal e Espanha já pediram a Marrocos que trate com respeito e dignidade os eurodeputados.
O Bloco de Esquerda questionou Paulo Rangel sobre se vai tomar medidas, nomeadamente se haverá um protesto junto do embaixador de Marrocos em Portugal.