Centenas de montanhistas bloqueados após sismo na Indonésia

por RTP
Ahmad Subaidi - Reuters

Mais de 200 montanhistas estão presos numa montanha na ilha turística de Lombok, na indonésia, após um terramoto ter provocado, no domingo, deslizamentos de terras que cortaram as rotas de fuga. Pelo menos 17 pessoas morreram e mais de 150 ficaram feridas, de acordo com a Agência de Gestão de Desastres daquele país.

As equipas de resgate encontram-se na encosta da montanha desde o início da manhã desta segunda-feira para retirar mais de 500 pessoas do Monte Rinjani, um local turístico.
As autoridades locais dizem que mais de 500 pessoas já desceram da montanha, mas 266 ainda estão presas. Os helicópteros continuam a procurar montanhistas.

De acordo com o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, havia cerca de 820 pessoas na montanha de 3.726 metros quando aconteceu o sismo de magnitude 6.4 na escala de Richter, no domingo de manhã.

Mais de 67 pessoas ficaram gravemente feridas e mais de mil casas estão destruídas, após os deslizamentos de terra terem abalado a parte norte de Lombok e também a ilha de Bali. 

A equipa de resgate integra 184 pessoas, incluindo militares, polícias, médicos, voluntários e funcionários do parque.

Os funcionários do parque fecharam a rota de escalada no domingo de manhã e os montanhistas bloqueados foram aconselhados a ficar num local seguro até à chegada dos socorristas.
Mais de 300 turistas
De acordo com um comunicado do Parque Nacional de Rinjani, mais de 300 montanhistas são turistas provenientes de França, Tailândia, Holanda e Malásia.

Um deslizamento de terras causado pelo sismo encurralou um grupo de seis pessoas no lago da cratera do vulcão, informou Agung Pramuja, funcionário do setor de desastres na região indonésia de West Nusa Tenggara.

Segundo um tweet da vice-primeira-ministra da Malásia, Wan Azizah Wan Ismail, uma turista da Malásia, que estava numa caminhada para o Monte Rinjani, está entre os mortos. Outro jovem alpinista indonésio também morreu devido a uma queda de pedras.

Um grupo de turistas da Malásia, que agora está em segurança e deve deixar Lombok na segunda-feira, chegou a pedir ajuda no Facebook.
Nur Sakinah

We need helicopters to evacuate us from this area please. The road here is badly damaged, nearest airport is 3 hours away. The tremors are getting more frequent and 3G is getting slower. Please be...


Quais são as condições na ilha?
Após o terremoto ter destruído várias habitações, muitos moradores da ilha foram deixados num acampamento.

O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, chegou esta manhã a Lombok para visitar as vítimas e anunciar um pacote financeiro para apoiar os moradores na reconstrução.


Rinjani é uma montanha vulcânica que atrai centenas de milhares de alpinistas de todo o mundo a cada ano, informa a BBC. É o segundo vulcão mais alto da Indonésia. A caminhada até ao cume da montanha leva pelo menos dois dias e uma noite.

A Indonésia é propensa a terramotos porque está no Anel de Fogo. Mais da metade dos vulcões ativos do mundo acima do nível do mar formam este anel.
Tópicos
pub