Chimpanzé Chita faz 74 anos
A chimpanzé Chita, a famosa companheira de aventuras de Tarzan, comemora hoje 74 anos de idade ao melhor estilo Hollywoodesco, mas sem a companhia do homem que lhe trouxe a fama e o estrelato.
A primata, que protagonizou uma dezena de filmes de "Tarzan" na década de 30 e 40 do século passado, está há décadas retirada do grande ecrã no seu refúgio em Palm Spring, na Califórnia, onde moram numerosos reformados de Hollywood.
Segundo o livro dos Recordes do Guinness, graças aos seus 74 anos é o chimpanzé mais velho do mundo já que esta espécie só costuma viver até aos 40 anos, apesar de em cativeiro chegar aos 60.
Presente nas comemorações esteve o neto de 17 anos de Chita, o chimpanzé Jeeter, e o amigo e tratador Dan Westfall, que adiantou que entre os passatempos favoritos da chimpanzé mais famosa do mundo está ver televisão e, claro, "fazer macaquices".
De lembrar que a última aparição da chimpanzé-actriz foi por volta de 1967, juntamente com o actor Rex Harrison, no filme "Dr.
Doolitle", depois de ter sido a fiel companheira de aventuras de Tarzan, personagem representada pelo actor Johnny Weissmuller, que faleceu em 1984.
As celebrações deste aniversário incluíam uma homenagem oferecida pelo Festival Internacional de Cinema Cómico de Peñiscola, em Espanha, mas a avançada idade da chimpanzé não lhe permitiu fazer a viagem.
Não se pode dizer, no entanto, que não tenha aproveitado bem a sua passagem por Hollywood e a sua vida também esteve recheada dos excessos tão típicos das estrelas.
Esses excessos, que incluíam fumar charutos e beber cerveja, roubaram-lhe anos de vida e agora toma insulina por causa da diabetes e tem de fazer uma dieta à base de fruta fresca.