Chris Cuomo. Jornalista infetado partilha combate pessoal contra a Covid-19

por RTP
Mike Blake - Reuters

Chris Cuomo, jornalista norte-americano da CNN e irmão do governador de Nova Iorque, foi diagnosticado com Covid-19 na semana passada e a partir daí tem partilhado o seu testemunho diariamente a partir da cave de casa, onde está em isolamento. Cuomo sustenta que o segredo é "fazer de tudo" quando o vírus quer que "não façamos nada".

A 31 de março, Chris Cuomo partilhou no Twitter a notícia de que tinha sido diagnosticado com o novo coronavírus. O jornalista norte-americano disse que tinha estado recentemente em contacto com pessoas que testaram positivo e começou a sentir sintomas como febre, arrepios e falta de ar.


O irmão do governador de Nova Iorque encontra-se, por isso, isolado da família na cave de sua casa através da qual continua a apresentar os seus programas.

O jornalista norte-americano tornou-se o principal rosto da luta contra o novo coronavírus nos EUA, ao partilhar diariamente a sua experiência e a aconselhar os demais infetados.

Segundo Chris Cuomo, o segredo para combater este vírus “não é um comprimido ou uma poção. É através da nossa vontade e devoção”. A fórmula, diz Cuomo, foi-lhe revelada por um pneumologista que esclareceu que o jornalista “tem o medo certo, mas a abordagem errada”.

Em conversa com o pneumologista, Cuomo explica que lhe foi pedido para fazer aquilo que lhe parecia impossível, ou pelo menos doloroso, como interromper a respiração. “Consegue suspender a respiração por 10 segundos? Faça-o”, disse o pneumologista a Chris Cuomo.

“Temos de fazer as coisas que irão derrotar este vírus. Temos de respirar fundo quando dói, e eu sei que dói. Não estou a tentar minimizar a dor de ninguém. Quando atingimos o pico da febre, não podemos estar confiantes de que vai descer. Vamos ter febre alta por pelo menos 10 dias. Temos que a enfrentar e fazer com que a febre desça da maneira que conseguirmos”, explica o jornalista da CNN.

“Agora estou familiarizado com o monstro e as suas formas, ele vai mudando. A febre torna-nos vulneráveis, faz o nosso corpo doer e nós não queremos mover o corpo porque o que ele quer fazer é chegar aos pulmões. É isso que ele quer fazer”, explicou Cuomo.

“Ele [o vírus] quer que sejamos passivos, que não façamos nada. A resposta é fazer de tudo”, apelou Cuomo. “Eu sei que tenho aquela coisa nos pulmões, mas eu não vou perder”, acrescentou.
“O monstro vem à noite”
Na passada sexta-feira, em direto com o neurocirurgião Sanjay Gupta, Chris Cuomo disse ter perdido seis quilos desde que descobriu estar infetado por Covid-19 e explicou que “o monstro aparece à noite”.

“Como sabemos, os profissionais de saúde têm apelidado o vírus de 'o monstro'. Eu agora percebo porquê. A minha febre subiu alguns graus nos últimos 30 minutos. As noites são difíceis”, testemunhou o jornalista.

Cuomo afirmou que é seguro dizer que 80 por cento dos infetados recuperam, mas sublinha que é “muito ilusória” a ideia de que esta é uma doença ligeira. “Eu agora sei disso”, afirma o jornalista da CNN.

Esta terça-feira, Cuomo disse estar “desanimado” por ter voltado a sentir febre: “É difícil ter febre 20 horas por dias, desgasta-me e faz-me começar a questionar coisas embora eu saiba que as probabilidades estão do meu lado, mas os fatores desconhecidos que existem e quanto mais tempo dura, começamos a duvidar e a ver testemunhos que nos assustam”.

“Estou a fazer tudo o que posso, mas é um processo humilhante”, disse o jornalista.

A Covid-19 já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas a nível global e fez mais de 83 mil vítimas mortais. Os EUA são o país mais afetado, com o número de infetados próximo dos 400 mil e mais de 12 mil mortos.
Tópicos
pub