Construção da escola de comunicações da NATO em Oeiras arranca em abril

por Lusa

Lisboa, 27 mar (Lusa) - As obras de construção da nova escola de comunicações e sistemas de informação da NATO, em Oeiras, vão arrancar em abril, devendo estar concluídas no fim de 2018, anunciou hoje o Ministério da Defesa.

O contrato de adjudicação da obra foi assinado na segunda-feira entre o Estado português e a empresa Mota Engil S.A, que ganhou o concurso lançado em 2016, e prevê a construção de um edifício de 13.000 metros quadrados no reduto Gomes Freire, Oeiras.

"Prevê-se que os trabalhos de construção se iniciem no prazo de um mês, atentas as questões legais e logísticas necessárias para o efeito", segundo indicou o ministério da Defesa, em comunicado hoje divulgado.

Com um prazo de conclusão de 548 dias, a escola NATO de Comunicações e Sistemas de Informação (NCISS) deverá ser inaugurada no final de 2018 e começar a funcionar em 2019, com cerca de 400 cursos/ano nas áreas de sistemas de informação, ciberdefesa e segurança.

A obra, orçada em 19,5 milhões de euros pagos pela Aliança Atlântica, vai ficar nas antigas instalações do Comando Aliado Conjunto, no Reduto Gomes Freire, onde estava sediado o antigo `Allied Joint Command´, desativado no âmbito da reorganização das estruturas da NATO em 2011.

O ministério da Defesa destacou o "impacto relevante" que a escola terá na "economia nacional e regional", frisando que a nova estrutura receberá formandos de todos os países membros da NATO, com uma perspetiva de 5.500 por ano.

Segundo fonte oficial da Aliança Atlântica, a NATO espera que a NCISS assuma um "papel importante no treino, educação, exercícios e avaliação" dada Organização na `ciberdefesa´ e `cibersegurança´, áreas que os ministros da Defesa da Aliança concordaram reforçar durante a reunião de fevereiro passado.

A escola de Comunicações e Sistemas de Informação da NATO está atualmente sediada na cidade italiana de Latina, no centro de Itália, que será encerrada após a inauguração da nova.

A transferência da escola para Oeiras foi aprovada na sequência da reestruturação da NATO em 2011, que desativou o Comando de Lisboa, visando manter no território nacional uma "presença relevante daquela organização internacional", frisou o ministério da Defesa.

"A Escola de Comunicações e Sistemas de Informação permitirá potenciar um conjunto de capacidades de grande importância para a Defesa Nacional, contribuindo significativamente para a afirmação de Portugal como um centro de desenvolvimento de `know how´ e de conhecimento nestes domínios", sublinhou o ministério liderado por Azeredo Lopes.

Tópicos
pub