Dados de Kiev. Quase 20 mil crianças ucranianas deportadas pela Rússia

por Inês Moreira Santos - RTP
Alexey Pavlishak - Reuters

O Ministério da Reintegração da Ucrânia reportou, na terça-feira, que um total de 19.514 crianças ucranianas foram ilegalmente deportadas pela Rússia, ao passo que 4.390 estão nos territórios ocupados. A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, pediu aos russos que não adotassem crianças que, nas suas palavras, foram "roubadas".

“Os dados recolhidos serão usados por investigadores ucranianos e internacionais para processar os responsáveis pela deportação ilegal de crianças ucranianas", escreveu o Ministério na rede social Telegram.

Na terça-feira, Iryna Vereschuk, que também é ministra da Reintegração dos Territórios Ocupados Temporariamente, escreveu no Telegram que 4.390 crianças ucranianas de estabelecimentos especiais ainda permanecem nos territórios temporariamente ocupados pela Rússia.

"Refiro-me a estudantes de estabelecimentos especializados para crianças - órfãos e crianças privadas de cuidados parentais", disse Vereschuk.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão no início de março contra Vladimir Putin e Maria Lvova-Belova, comissária russa para os direitos da criança, pelo crime de guerra de deportar ilegalmente centenas de crianças da Ucrânia.

"Enviamos todo a informação disponível para o Tribunal Penal Internacional, que também investiga estes crimes. Foram recolhidas provas suficientes. Esperamos que os nossos esforços e pressão da comunidade internacional permitam acelerar o processo de devolução dos nossos filhos", acrescentou.

Segundo Vereschuk, as crianças foram "roubadas na Ucrânia" e supostamente dados para adoção na Rússia.

"Apelo a que os cidadãos russos não adotem órfãos ucranianos que foram retirados ilegalmente dos territórios temporariamente ocupados da Ucrânia"
, disse ainda a ministra. "Mais uma vez, lembro a todos os considerados pais adotivos e tutores russos: mais cedo ou mais tarde vocês terão que responder”.
Deportações ilegais
O Ministério da Defesa da Rússia disse, em agosto do ano passado, que 3,5 milhões de pessoas tinham sido levadas para a Rússia, incluindo mais de meio milhão de crianças. E já em julho, os Estados Unidos tinham dado conta que a Rússia "deportou à força" 260 mil crianças.

Na semana passada, a Ucrânia afirmou que Moscovo tem bloqueado "de forma repetida" o retorno de menores ucranianos, depois de terem sido deportados para território russo, isto apesar de admitir ter recebido sinais de que a Rússia poderia começar a devolver as crianças, segundo relatou a agência ucraniana Ukrinform.

Na altura, a ministra apelou a que as autoridades russas fornecessem “imediatamente ao lado ucraniano as listas de todos os órfãos e crianças privadas de cuidados parentais”.

A Rússia garantiu que 56 crianças ucranianas, internadas em centros para menores na Crimeia e em Krasnodar, estão preparadas para regressar para junto das famílias.

Os dados foram divulgados poucos dias depois de o Tribunal Penal Internacional ter emitido um mandado de prisão contra o Presidente russo, Vladimir Putin, e a comissária presidencial para os direitos da criança da Rússia, Maria Alekseievna Lvova-Belovapor, por supostos crimes de guerra relacionados com a deportação forçada de menores ucranianos.

c/ agências
Tópicos
pub