Descoberta fossa com cadáveres de 23 soldados mortos na Guerra do Vietnam
Hanói, 03 abr (Lusa) -- As autoridades do Vietname anunciaram a descoberta de uma fossa comum com, pelo menos, 23 cadáveres de soldados vietcong mortos durante a Guerra do Vietname, de acordo com a imprensa local.
A descoberta foi feita na semana passada por homens que trabalhavam na ampliação de uma autoestrada que atravessa a província central de Khanh Hoa, segundo o diário "Nguoi Lao Dong".
As autoridades locais estão agora a trabalhar na identificação dos cadáveres depois da sua recuperação, uma tarefa que durou seis dias.
Fontes militares indicaram a possibilidade de os cadáveres pertencerem a guerrilheiros que levaram a cabo o ataque lançado contra uma base militar norte-americana durante a Ofensiva de Tet, em 1968.
Nesse ataque, as tropas do Vietname do Norte procuravam atacar pontos estratégicos controlados pelas tropas do sul, especialmente as cidades de Saigão e Hue, durante o ano novo lunar (Tet) com a mobilização de cerca de 100 mil soldados.
Este ataque foi um fracasso para o Vietcong, tendo causado 44 mil mortos.
A Guerra do Vietname, da qual os Estados Unidos se retiraram formalmente em 1973 e que concluiu com a vitória comunista em 1975, causou a morte a três milhões de vietnamitas e a 58 mil americanos.