Dia da Europa é assinalado nos países da UE

por Lusa
O Dia da Europa é assinalado esta segunda-feira nos 27 países da UE D.R.-portugal.gov.pt

O Dia da Europa é esta segunda-feira assinalado por eventos, presenciais e em formato virtual, em todos os 27 Estados-membros da União Europeia (UE), incluindo em Portugal, bem como nos edifícios do Parlamento Europeu, nomeadamente na sede em Estrasburgo (França).

Em Estrasburgo, a efeméride, que assinala a histórica Declaração Schuman, considerada como o momento fundador da atual UE, vai juntar as presidentes do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, Roberta Metsola e Ursula von der Leyen, respetivamente, e o presidente da França (país que detém a presidência semestral do Conselho da UE), Emmanuel Macron, na cerimónia de encerramento da Conferência sobre o Futuro da Europa e o primeiro-ministro António Costa.

A Conferência sobre o Futuro da Europa é um exercício de auscultação e participação dos cidadãos naquilo que querem que seja o futuro da Europa, segundo a definição de Bruxelas.

O objetivo da Declaração Schuman foi garantir a paz a longo prazo na Europa; na sequência do conflito na Ucrânia, os eventos para o Dia da Europa 2022 vão sublinhar o compromisso da UE pela paz e a importância dos valores universais, como a liberdade e a democracia”, refere o Parlamento Europeu.

Em Portugal, a data será assinalada em várias cidades, incluindo em Évora, com a presença da comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.


pub