Edson Vaz detido por pagamentos indevidos

por Antena 1

O diretor nacional do tesouro angolano, Edson Vaz, está detido por suspeita de desvios de verbas do Estado através de contratos celebrados com empresas fictícias.

Este responsável angolano e uma alta funcionária das finanças foram detidos pelos elementos do serviço de investigação criminal de Angola, no âmbito de uma investigação que os implicam em pagamentos a empresas que não terão prestado serviços ao estado, sobretudo na área das obras públicas, como conta a partir de Luanda, para a Antena 1, José dos Santos.

Os responsáveis do ministério das Finanças angolano estão em silêncio sobre este caso, o segundo em órgãos tutelados pelo ministro Archer Mangueira no espaço de um mês.

A 12 de outubro num outro processo, pelo menos cinco altos funcionários da administração-geral tributária foram detidos por suspeitas de desvio de receitas da cobrança de impostos a empresas importadoras.

O novo presidente angolano João Lourenço anunciou no discurso de tomada de posse que o combate ao crime económico e à corrupção seria uma importante frente de luta no mandato de cinco anos que agora inicia.
pub