Elon Musk quer colocar pelo menos 10 mil pessoas em Marte até 2050

por Nuno Patrício - RTP
A lua só já não chega para Elon Musk. Marte é o destino seguinte. Foto: SpaceX/DR

Povoar Marte é quase uma prioridade para Elon Musk e o relógio já está em contagem decrescente. O desejo do CEO da SpaceX não se resume a colocar um humano no planeta vermelho, mas sim 10 mil até ao ano 2050.

Ainda com os protótipos das naves espaciais Starship em fase de teste, Elon Musk já deu alguns detalhes sobre o plano para colonizar Marte.



O empresário visionário, de 48 anos, em conversa com um seguidor no Twitter, deu a conhecer a intenção de construir 100 naves por ano e enviar milhares de pessoas da Terra para Marte, sempre que as órbitas dos planetas se alinham de forma a minimizar os custos de envio.

Questionado com a viabilidade e tão grande desafio, Musk não teve dúvidas em responder e acredita conseguir colocar cerca de 10 mil pessoas em Marte, por ano, até 2050: "É esse o objetivo", remata.

A distância entre a Terra e Marte é mais curta a cada 26 meses. E Musk recupera uma imagem criada por um classico da fição cientifica [Battlestar Galactica] para exemplificar o que pretende. Carregar mil naves e enviá-las ao longo de um mês, em horários e uma data específica.


Apesar da distância ser mais curta, os tripulantes terão sempre de passar alguns meses na viagem até chegar ao destino.

E quem seriam os selecionados? Para o Ceo da SpaceX todos são possíveis candidatos, se conseguirem pagar a viagem. "Caso não tenham, podem sempre pedir um empréstimo". Mas não avançou com um valor.


Já com o segundo modelo Starship Mk2 a ser construído, sendo este praticamente fiel ao modelo final, o mundo apenas assistiu a pequenos ensaios e demonstração de alguns módulos que farão parte do conjunto final.
Fonte: teslarati.com

De acordo com a SpaceX, a versão final da nave espacial terá uma vida útil entre 20 a 30 anos, sendo esta reutilizável, podendo efetuar várias viagens sem elevados custos adicionais.

E trabalho, segundo Elon Musk, não vai faltar por lá [Marte].

Tópicos
pub