Erupções cutâneas e formigueiro. Os sintomas menos comuns da Covid-19

por Mariana Ribeiro Soares - RTP
Reuters

Tosse seca persistente, febre e dores musculares foram os primeiros sintomas apontados para a infeção pelo novo coronavírus, mas há outros. Erupções cutâneas, formigueiro e necrose então entre os sintomas menos comuns que têm sido identificados.

Na generalidade dos casos de infeção por Covid-19, os sintomas apontados são tosse seca persistente, febre e, em alguns casos, dores musculares. Os doentes podem também sentir garganta inflamada, congestão nasal, diarreia e perda do paladar ou olfato.

No entanto, como enumera o jornal The Guardian, existem outros sintomas menos comuns associados à doença que têm vindo a ser detetados por alguns estudos, como erupções cutâneas ou mesmo conjuntivite.
“Dedo Covid”
Em vários países, os pacientes infetados por Covid-19 têm vindo a relatar erupções cutâneas nos dedos dos pés, semelhantes às chamadas frieiras. Os doentes apresentam lesões vermelhas ou roxas e em muitos casos, estes doentes não apresentam nenhum dos sintomas habituais.

Esta condição ficou conhecida por Covid Toe (“Dedo Covid” em português). Apesar do nome, estes sintomas podem ser também detetados nas mãos.

O European Journal of Pedeatric Dermatology reportou mesmo uma “epidemia” de casos com este sintoma entre crianças e adolescentes em Itália.
Conjuntivite
Alguns doentes infetados apresentam também conjuntivite, apesar de ser um sintoma raro. Nestes casos, o vírus é detado nas lágrimas.

O Royal College of Ophthalmologists and College of Optometrists do Reino Unido reconhece que "qualquer infeção do trato respiratório superior pode resultar em conjuntivite viral e este também é o caso da Covid-19".

No entanto, sublinham que “é improvável que uma pessoa apresente conjuntivite viral secundária à Covid-19 sem outros sintomas como febre ou tosse contínua, pois a conjuntivite parece ser uma característica secundária”.
Necrose
Para além dos sintomas supracitados, um estudo espanhol publicado no British Jounal of Dermatology, na semana passada, descobriu que seis por cento dos 375 casos de Covid-19 examinados apresentavam necrose, ou seja, morte de tecido corporal causada por infeção.

Nestes casos, a pele pode ficar manchada e apresentar pequenas zonas roxas ou avermelhadas.

Neste estudo, este sintoma foi detetado maioritariamente em doentes idosos, com casos mais graves de Covid-19.
Tonturas e dores de cabeça
Um outro estudo publicado na China em abril, concluiu que cerca de um terço (36,4 por cento) dos pacientes apresentavam sintomas neurológicos como tonturas e dores de cabeça. Nos casos mais graves de infeção, esta percentagem aumentava para 45,5 por cento.

“Isso acontece, mas geralmente não são provocados pelos coronavírus. De momento, as complicações neurológicas podem ser consideradas como uma consequência da doença Covid-19 e não uma nova preocupação”, explicou Ian Jones, professor de virologia na Universidade de Reading, no Reino Unido.
Formigueiro
O jornal britânico relata ainda que alguns pacientes apresentam sensação de formigueiro ou até mesmo ardor. No entanto, também este sintoma pode não ser provocado pelo próprio vírus, mas sim pela resposta do sistema imunitário.

“Existe uma resposta imunitária generalizada que está a ser observada. As nossas células imunológicas são ativadas para que muitos produtos químicos sejam libertados em todo o corpo e que podem apresentar, ou parecer, que existe algum formigueiro”, explicou Waleed Javaid, infeciologista do hospital Mount Sinai, de Nova Iorque.

Quando o nosso sistema imunitário está em ação, as pessoas podem sentir diferentes sensações. Eu ouvi experiências semelhantes no passado com outras doenças”, concluiu Javaid.
Tópicos
pub