Espanha confirma novo caso de hantavírus

Espanha confirma novo caso de hantavírus

O Ministério espanhol da Saúde anunciou que o caso positivo "foi detetado durante os testes de diagnóstico de rotina em contactos sob vigilância".

Mariana Ribeiro Soares - RTP /
Foto: Isabel Infantes - Reuters

Um espanhol que estava em quarentena no hospital militar de Madrid testou positivo para o hantavírus, anunciou o Ministério da Saúde espanhol esta segunda-feira.

“O caso corresponde a um contacto próximo identificado através da monitorização epidemiológico ativada após a deteção inicial do surto no navio”, explica o Ministério num comunicado partilhado na rede social X. 

Este é o segundo caso positivo entre os 14 cidadãos espanhóis que foram retirados do cruzeiro MV Hondius, que transportava cerca de 150 passageiros e tripulantes de 23 países e onde deflagrou o surto de hantavírus, a 2 de maio. No total, Espanha confirmou dois casos de hantavírus e todos os 14 espanhóis retirados do cruzeiro estão em isolamento no Hospital Gómez Ulla, em Madrid, desde 10 de maio.

Não foi especificada a identidade, idade ou estado de saúde do doente.

Após a confirmação da infeção, o doente foi transferido para a unidade de isolamento de alto nível do hospital, onde permanecerá internado sob supervisão médica especializada.

Um dia após a chegada dos 14 espanhóis do navio Hondius ao hospital de Madrid, um deles testou positivo. Este paciente apresentou sintomas leves e está a recuperar, segundo fontes do Ministério da Saúde, citadas pelo El País. Os restantes passageiros testaram negativo até esta segunda-feira, exceto este outro caso positivo.

“As autoridades de saúde sublinham que a deteção deste caso ocorreu dentro do sistema de isolamento e controlo já ativado e, por conseguinte, não altera o risco para a população em geral nem afeta as medidas de resposta epidemiológica atualmente em vigor”, esclarece o Ministério.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) registou um total de 12 casos suspeitos e confirmados de hantavírus, incluindo três mortes desde 2 de maio, dia em que o surto foi reportado.
Tópicos
PUB