EUA enviam segundo porta-aviões para o Mediterrâneo oriental

Os Estados Unidos vão enviar um segundo porta-aviões para o Mediterrâneo oriental, anunciou, no sábado, o secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin.

Lusa /
Chad McNeeley - Office of the Secretary of Defense Public Affairs via Reuters

O objetivo é "dissuadir uma ação hostil contra Israel ou qualquer esforço para expandir esta guerra na sequência do ataque" do grupo islamita Hamas, a 07 de outubro, afirmou, em comunicado.

O USS Eisenhower e os navios de escolta vão juntar-se a um primeiro porta-aviões, o USS Gerald R. Ford, destacado para a região, na sequência do ataque do Hamas a Israel, a 07 de outubro.

Este destacamento demonstra "o compromisso inabalável de Washington para com a segurança de Israel e a determinação em dissuadir qualquer Estado ou ator não estatal que procure fazer escalar esta guerra", acrescentou Austin.

Os EUA começaram já a enviar ajuda militar para Israel com novas munições e advertiram os vizinhos do Estado hebraico contra o prolongamento do conflito.

No sábado à noite, o Presidente norte-americano, Joe Biden, sublinhou o apoio dos EUA aos esforços de proteção dos civis, em chamadas telefónicas com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o Presidente palestiniano, Mahmud Abbas.

Tópicos
PUB