EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Europa Minha no Parlamento Europeu em Bruxelas

Europa Minha no Parlamento Europeu em Bruxelas

O programa "Europa Minha" viajou até à capital da União Europeia para acompanhar a mini sessão plenária de 3 e 4 de abril.

Um voo de duas horas e quarenta minutos separa Bruxelas de Lisboa. No check-in do aeroporto Humberto Delgado o alvoroço de câmaras e tripés inaugura a primeira viagem do programa "Europa Minha" à capital europeia. Quatro jornalistas e dois repórteres de imagem da RTP embarcam para acompanhar a mini sessão plenária do Parlamento Europeu, na primeira semana de abril de 2019.

As ruas que ligam a Europa

Dentro das fronteiras de Bruxelas cabem 161 quilómetros quadrados, mas o coração europeu está no Quartier Européen. É pelo triângulo formado entre três parques (Royal, Leopoldo e Cinquantenário) que passam todos os dias cerca de quarenta mil pessoas, o número aproximado de trabalhadores das instituições europeias na cidade.

Fonte: Google Maps

Os edifícios principais não distam mais de 1000 metros uns dos outros. Na Rue de la Loi saltam bandeiras de agências europeias e representações permanentes dos Estados Membros. É a avenida que culmina na Praça de Schuman, onde estão os vizinhos Comissão e Conselho Europeu. Cruzada a esquina para a Avenida Cortenbergh passamos pelo Serviço Europeu de Acção Externa, por um ginásio low-cost e pela Embaixada de Portugal. Mais abaixo, a Mesquita de Bruxelas, o Serviço Europeu Espacial e a Embaixada Finlandesa. É Bruxelas.

À chegada, a cidade da chuva está ao sol. Ciclistas de gravata na estrada, esplanadas cheias ao cair da tarde. A cidade dos waffles, da cerveja e dos burocratas.



Na terça-feira de manhã o Parlamento Europeu está a meio-gás. A mini sessão plenária só começa na quarta-feira, os eurodeputados que já chegaram a Bruxelas estão ocupados com comissões e conferências.

A língua portuguesa apanha-se aqui e ali pelos corredores. Vários grupos portugueses estão de visita esta semana: estudantes de escolas secundárias a convite da Comissão Europeia, um grupo de jovens a cargo do eurodeputado Carlos Zorrinho e ainda os vencedores de um concurso lançado pela Juventude Popular.


Aos jornalistas ainda é permitido passar perto do hemiciclo no Piso 3 mas a partir de quarta-feira o acesso será vedado. Só passam deputados, gesticulam os huissiers. Na sala de imprensa está a agenda para a semana em várias línguas. Destaque para o Brexit com Michel Barnier, o negociador-chefe da União Europeia. É o tema que domina o plenário, as conversas e as notícias. Há incerteza quanto à possibilidade de uma saída sem acordo.


Perante o impasse britâncio, Udo Bullmann defende que se devolva a palavra aos cidadãos. O eurodeputado alemão é líder do grupo político "Socialistas e Democratas" (S&D), do qual faz parte o Partido Socialista português. Apesar das consequências negativas, vê no processo de saída do Reino Unido bons argumentos para combater os partidos extremistas.



A eurodeputada Ana Gomes organizou uma conferência sobre Moçambique. Contou com a participação da Comissão para a Proteção dos Jornalistas, a ativista moçambicana Fátima Mimbire e Salomé Sebastião, que procura ajuda internacional para encontrar o marido desaparecido em 2016, Américo Sebastião.



No último dia de plenário o Parlamento Europeu aprovou a diretiva para a conciliação entre a vida pessoal e profissional. A proposta da Comissão pretende estabelecer novas regras sobre as licenças parentais, que o eurodeputado João Ferreira, do Partido Comunista, considerou insuficientes.




A subcomissão dos direitos humanos recebeu o médico palestiniano Izzeldin Abuelaish.
Natural da Faixa de Gaza, foi o primeiro palestiniano a trabalhar num hospital israelita. Mas a história que o levou ao Parlamento Europeu é outra, comum a milhares de famílias no conflito israelo-palestiniano: perdeu três filhas e uma sobrinha no dia 16 de janeiro de 2009.



Pode rever o primeiro episódio especial do Europa Minha em Bruxelas aqui, e ouvir a versão para a Antena 1 aqui.

Descubra como os fundos europeus são utilizados nos 28 Estados Membros da União Europeia através do programa De Lisboa a Helsínquia.

Acompanhe o trabalho da RTP Europa nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.