Fiji vai mudar bandeira para refletir nova identidade nacional

Sydney, Austrália, 02 jan Lusa) -- O primeiro-ministro interino das Fiji, Frank Bainimarama, anunciou no seu discurso anual de Ano Novo que a nação do Pacífico Sul mudará de bandeira para "reforçar" a sua nova identidade nacional, noticiou hoje a imprensa local.

Lusa /

Estas mudanças pretendem "refletir o sentido de renovação nacional, reforçar a nova identidade fijiana e a confiança nos fijianos e no cenário mundial", sublinhou Bainimarama, que governa as ilhas Fiji desde o golpe de estado que liderou em 2006 como chefe das Forças Armadas.

O mesmo responsável não referiu se será eliminada a chamada "Union Jack", a bandeira do Reino Unido que muitas das ex-colónias britânicas incluíram nas suas bandeiras nacionais, segundo a cadeia australiana ABC.

O líder do Partido do Povo Unido das ilhas Fiji, Mick Beddoes, comentou à ABC que a maioria dos seus compatriotas não apoiaria "definitivamente" a alteração da bandeira, tal como quando o governo militar introduziu alterações no sistema monetário.

Em novembro passado, o Banco Central das Fiji eliminou a figura da rainha Isabel II das suas moedas e anunciou a inclusão de desenhos da fauna e flora da nação do Pacífico Sul.

Tópicos
PUB