Horário de Verão no Brasil começa a 2 de Novembro e acaba a 20 de Fevereiro
O horário de Verão no Brasil inicia-se a 2 de Novembro e termina a 20 de Fevereiro de 2005, num período total de 110 dias, anunciaram hoje fontes oficiais.
Os relógios serão adiantados 60 minutos a partir da meia- noite de 02 de Novembro nos estados das regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.
Os estados das regiões norte e nordeste permanecerão com os horários normais, segundo informaram fontes do Ministério de Minas e Energia do Brasil.
Trata-se da 31/a vez que o Brasil adopta o horário de verão tendo em vista a redução do consumo de energia eléctrica, nomeadamente nos períodos de maior consumo, como no início da noite.
O Brasil adopta o horário de verão desde 1931, mas apenas a partir de 1985 o sistema começou a ser repetido todos os anos.
As autoridades do sector argumentam ainda que o horário de verão garante uma distribuição mais ordenada do consumo de electricidade ao longo do dia, afastando riscos de sobrecarga nos horários considerados de pico.
O período de maior consumo de electricidade ocorre entre 19:00 e 22:00, momento em que a grande maioria das pessoas regressa do trabalho.
O governo brasileiro espera que o horário de verão deste ano traga uma redução do consumo de electricidade em torno de cinco por cento.
No ano passado, a adopção do horário de verão permitiu uma redução de 4,5 por cento do consumo de electricidade.
Os estados em que o horário de verão entrará em vigor são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no distrito federal de Brasília.