Humanos não foram mais favorecidos do que os chimpanzés na evolução natural

Humanos não foram mais favorecidos do que os chimpanzés na evolução natural

Uma comparação genética efectuada entre humanos e chimpanzés mostra que este último, o mais semelhante com o homem, sofreu várias mutações positivas dos seus genes desde que os dois primatas divergiram do seu antepassado comum.

Agência LUSA /

Segundo um estudo hoje divulgado, foram comparados 14 mil genes humanos e de chimpanzés e descobriu-se que os últimos evoluíram bastante, segundo a lei darwiniana da selecção natural e da evolução, desde a sua separação há 6,5 milhões de anos.

Esta conclusão contradiz a ideia até hoje mais comum segundo a qual os humanos, que têm um cérebro maior e capacidade mental mais avançada, eram especialmente favorecidos pela selecção natural, afirma Jianzhi Zhang da Universidade do Michigan e um dos autores desta investigação.

Os autores deste estudo descobriram também que o processo de selecção positiva se produziu em genes diferentes nos humanos e nos chimpanzés.
A maior parte destes genes nos humanos está ligada às doenças hereditárias, ao metabolismo e ao transporte das moléculas através das membranas celulares.

Os investigadores concluem que os resultados dos seus estudos indicam que ainda há muito a aprender sobre os traços genéticos dos humanos e dos chimpanzés.

O homem e o chimpanzé, que partilham 99 por cento dos mesmos genes, descenderam de um antepassado comum, há seis milhões de anos atrás.
PUB