EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Inundações no Níger matam pelo menos 42 pessoas e deixam 70.000 desalojados

Inundações no Níger matam pelo menos 42 pessoas e deixam 70.000 desalojados

Niamey, 04 set 2019 (Lusa) - As inundações que afetam o Níger desde final de agosto já mataram pelo menos 42 pessoas e deixaram 70.000 desalojadas, segundo um balanço apresentado hoje pelo ministro da Ação Humanitária e de Gestão de Catástrofes, Laouan Magagi.

Lusa /

As inundações do rio Níger - que dá nome ao país e percorre a zona ocidental do território - destruíram mais de 8.600 casas, deixando 70.000 pessoas sem alojamento.

Os casos mais graves registaram-se na região sudoeste do país, incluindo a capital, Niamey, e cidades como Tillabéry (a norte da capital) e Dosso (a sul).

De acordo com a agência Efe, há ainda registo da perda de 800 cabeças de gado, um dos principais meios de subsistência de várias famílias.

O ministro assinalou que no ano passado, por esta altura, as inundações ao largo do rio Níger mataram 40 pessoas e afetaram 142.715.

O responsável governamental destacou que a rotura este ano da barragem do Sélingué - num dos afluentes do Níger, no vizinho Mali - pode agravar a situação nos próximos dias.

Tópicos
PUB