Em direto
Movimento pela Habitação. Detidos no Porto e em Lisboa ouvidos em tribunal

Legislativas russas contam com 80 candidatos independentes

Legislativas russas contam com 80 candidatos independentes

Um total de 80 candidatos independentes vão concorrer às eleições legislativas russas de setembro, anunciou hoje a Comissão Eleitoral Central (CEC).

Lusa / Adicionar como fonte informativa

A autoridade eleitoral deu por concluída hoje a receção das candidaturas independentes à Duma, a câmara baixa do parlamento russo, informou o vice-presidente da CEC, Nikolai Bulaev.

"Temos 80 candidatos independentes pelos círculos eleitorais. A receção dos documentos terminou e não haverá mais candidaturas", declarou Bulaev durante uma reunião da comissão, citado pela agência RIA Novosti.

A CEC validou hoje as listas do Partido Verde, a última formação política que aguardava a conclusão deste procedimento.

Com esta decisão, foram admitidos os 11 partidos que apresentaram candidaturas às legislativas de setembro, incluindo o partido da oposição Yabloko.

A comissão já tinha aprovado as listas dos cinco partidos com representação parlamentar - Rússia Unida, Partido Comunista da Rússia, Partido Liberal Democrático da Rússia, Gente Nova e Rússia Justa -, bem como as do Yabloko, Partido dos Pensionistas, Comunistas da Rússia, Pátria e Partido da Democracia Direta.

Segundo as sondagens, a intenção de voto no Rússia Unida, partido do Kremlin, encontra-se em mínimos históricos, num contexto marcado pelo desgaste provocado pela guerra, pela contração económica, pelas restrições ao acesso à Internet e, mais recentemente, pela escassez de combustível.

As eleições legislativas de setembro serão as primeiras realizadas na Rússia desde o início da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Tópicos
PUB