Líder PRD apoia Pires, Conselho Nacional apela voto livre
O presidente do Partido da Renovação Democrática (PRD), Victor Fidalgo, anunciou hoje o apoio a Pedro Pires nas presidenciais, enquanto o Conselho Nacional do partido apelou para o voto "livre e consciente".
Ao divulgar o candidato que apoia, o líder do PRD sublinhou que a sua decisão emerge das orientações emanadas do Conselho Nacional do PRD.
O Conselho Nacional do PRD emitiu uma declaração sobre as eleições presidenciais, em que sublinha "o vasto leque de poderes de que dispõe este órgão de soberania" e apela a todos os seus militantes e simpatizantes para que participem nas eleições "livremente e em consciência".
No mesmo documento, o PRD, partido sem representação parlamentar, traça um perfil do que entende serem os requisitos para ocupar o cargo, onde destaca qualidades como a seriedade e a idoneidade para defender o prestígio das instituições da República e unir os cabo- verdianos.
Em declarações à Agência Lusa, Victor Fidalgo admitiu que, "mesmo dentro do partido, não há unanimidade sobre qual orientação dar aos militantes", mas, enquanto presidente do partido, acredita que Pedro Pires é o candidato que preenche os requisitos definidos pelo Conselho Nacional.
Até ao momento, quando teve início a última semana de campanha eleitoral para as presidenciais do próximo domingo, Pedro Pires já recebeu os apoios do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder) e do Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS, sem representação parlamentar).
Já o candidato Carlos Veiga, ex-primeiro ministro de Cabo Verde, que disputa as presidenciais com Pedro Pires, conta com o apoio do Movimento para a Democracia (MpD, maior partido da oposição) e do Partido da Convergência Democrática (PCD, sem representação parlamentar).