Mundo
Luas de Saturno tem condições para albergar vida
A sonda Cassini detetou moléculas de hidrogénio em Encélado, uma das luas de Saturno. Estas moléculas, explica no Jornal 2 Miguel Gonçalves, "são a fonte de energia e de alimento para qualquer forma de vida segundo os padrões da biologia como a conhecemos na Terra".
O anuncio, com muitas imagens, deixa a NASA indicar que poderão estar presentes nesta lua do maior planeta do sistema solar, as melhores condições até hoje detetadas fora da Terra para haver vida. Os cientistas lembram no entanto que "estarem reunidas as condições não significa que exista de facto vida".
Mas não é apenas Encélado que está nas bocas da comunidade científica mundial. Também em Europa, outra lua gelada de Saturno, foi confirmada a existência de imensas plumas de vapor de água a serem projetadas da superfície para o espaço. A confirmação do fenómeno que já era conhecido foi feita pelo telescópio espacial Hubbel.
"A NASA já tem orçamento para lançar uma sonda orbital para Europa. A missão Clipper já está em preparação, mas não há cobertura incluir nela um pequeno robot que possa aterrar na superfície para a explorar diretamente e enviar dados para a Terra. O apelo para esta melhoria foi claramente deixado na conferência de imprensa", diz no Jornal 2 Miguel Gonçalves.