Lula eleito. Felicitações e apelos ao retomar da salvaguarda ambiental no Brasil

por Antena 1

EPA

Continuam a chegar ao Brasil as felicitações pela vitória de Lula da Silva na segunda volta das eleições presidenciais. Vários líderes mundiais reforçam a vontade de laços comerciais, mas a questão ambiental não é esquecida.

A Noruega foi um desses países. Está disposta a desbloquear o fundo de ajuda à luta contra a desflorestação.

Também o presidente ucraniano já fez chegar os parabéns a Lula e diz acreditar que o novo presidente brasileiro colabore no que chama de reforço estratégico em torno da democracia, paz e segurança.

Marcelo Rebelo de Sousa falou ao telefone com o presidente eleito do Brasil. O chefe de estado português já tinha enviado no domingo uma mensagem de felicitações, mas, ao início da madrugada, falou diretamente com Lula da Silva.

De acordo com uma nota publicada na página oficial da internet do Palácio de Belém, quer Marcelo Rebelo de Sousa quer Lula da Silva reiteraram, nesta conversa, a importância das boas relações entre os dois povos e os dois países irmãos.

Os resultados finais mostram um país dividido, com Lula da Silva a obter perto de 51 por cento dos votos, contra 49 por cento de Jair Bolsonaro.

Na análise do investigador de Relações Internacionais Daniel Cardoso, o apoio internacional à eleição de Lula tem como objetivo dissuadir Bolsonaro de avançar com um golpe de Estado no Brasil.
Daniel Cardoso, professor na Universidade Autónoma de Lisboa, considera também que o silêncio de Bolsonaro, que nem felicitou Lula da Silva, é difícil de interpretar.

Uma das razões pode estar relacionada com a perda de imunidade de Bolsonaro, já que tem vários processos na justiça.

pub